domingo, 29 de setembro de 2013

Resenha - We all want to be Young



 Vídeo que apresenta três grandes momentos da história social. Discute a geração atual, que possui uma linguagem própria, comportamento diferente, criando novos hábitos de consumo. Os jovens influenciando os mais velhos. Esta geração possui um grande poder de compra, se comparado com os pais.
Essa geração tem origem nos Baby Boomers – II guerra mundial- inseguros, impacientes, provocaram grandes mudanças. Primeira geração a conquistar o direito do jovem. Representado pelo lifestyle jovem. Receberam a chave de casa, o ir e o vir viram rotina.produziram grandes festivais, invadiram os centros acadêmicos – a “juventude libertária”. Vistos como loucos, símbolo maior é “ paz e amor”.
O estágio seguinte foi a geração X – a partir dos anos 60 – aproveitaram os direitos conquistados pela geração anterior. Lema, “prazer sem culpa”. Inconformados e entusiastas, novas conquistas alcançados: quarto individual, em casa; marca – estereótipos, marketing e publicidade; juventude competitiva. Novas regras sociais são estabelecidas.
A juventude global -  a milennials – não só têm a chave da casa, do quarto, mas a conquista do mundo, através da internet e suas identidades. A transcendência é a marca principal. O momento não é coincidência, é um misto de  globalização, conexões estéticas e comportamentos. O excesso de informações e possibilidades trouxe  ansiedade para essa nova geração, pois  precisam filtrar de forma correta as informações.
Uso da linguagem hiperbólica por medo de se perderem na multidão. Isto dificulta a compreensão de quem está próximo. O modo não linear de pensar é reflexo da internet. É normal começar com um assunto e terminar com outro.
Difere muito das gerações anteriores, ser normal é “muito chato”. Desempenham uma multiplicidade de papéis. Formação de uma rede social fez-se um imenso número de relacionamentos efêmeros, refletidos também no trabalho. Queda do hierárquico tradicional, união do trabalho ao prazer.  
Os jovens são pragmáticos e realistas, seus ídolos não são idealizados, mas  pessoas comuns que realizam pequenos sonhos. Trazem o rosto da nova economia: iniciativas independentes que, com a força da internet, podem dar um impacto extraordinário. Traz a consciência coletiva – o “ zeitgeist” do futuro.
Para entender o mundo atual, é preciso entender esse jovem “catalisador de mudanças”. Assim, a busca de entender as mudanças poderá nos manter sempre jovens.

Vale à pena assistir. Confira: http://www.youtube.com/watch?v=MaSYa0QNVUM


Genilda Melo
Graduada em Letras, especialista em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa, especialista em Gestão Escolar, Mestranda em Educação.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário