sábado, 2 de novembro de 2013

PRÁTICAS EDUCACIONAIS E MOBILIDADE SOCIAL




PRÁTICAS EDUCACIONAIS E MOBILIDADE SOCIAL


A mobilidade social acontece em uma rede de ações programadas e intencionalmente organizadas.  Desde o intercâmbio das políticas internacionais até a elaboração de uma mais simples atividade em sala de aula.
As políticas internacionais favorecem as reformas educacionais para se adequarem aos resultados esperados que possam cumprir a meta estabelecida para cada país. Para Vanessa Leite, 2012,

 Reforma educacional pode ser entendida para além de um texto legal,
contudo, subsumida nele, implementada pelo estado, não pensada apenas pelos seus organismos, mas pela sociedade e suas instituições ou grupos de interesses, e ainda, influenciado por políticas e acordos internacionais, com intento de uma mudança ampla, institucionalizada e deliberada, destinada à mobilização de todos os indivíduos envolvidos com a educação, ou seja, à regulação e ao controle social. (p.3)

Por sua vez, a reforma educacional incide em cadeia no reordenamento do currículo, pois é neste aspecto que define “[..]as suas intenções, e mais às estruturas que criam e transformam e, a quê interesses mostram-se abertas e as quais permanecem fechadas”(LEITE, 2012, p.2), apesar de que “[..]a reforma educacional não transforma as práticas escolares ou a formação docente na mesma velocidade com que são planejadas e na mesma quantidade dos textos produzidos pelos reformadores”. (LEITE, 2012, p.3) Foi o que aconteceu no Brasil. A constituição de 1988, “a cidadã”, trouxe princípios democráticos, que foram regidos na criação da LDB 9.394/96, mas que apenas hoje, vinte e cinco depois, estão sendo parcialmente concretizados.
 Pensando no pacto internacional, o currículo escolar precisou ajustar-se às mudanças da economia, da cultura e da subjetividade. Entrou em pauta a Gestão democrática e participativa, a descentralização dos recursos e uma questão fundante: a formação dos professores, “especialmente da formação em serviço, ao lado de uma fragilização das formas de organização da categoria docente [..]” a identidade do professor passou a basear-se na tríade: “o saber do Conhecimento, os saberes Pedagógicos e o saber da Experiência(LEITE, 2012, p.9) Intitula-se o “professor-pesquisador”.
Isto dará ao docente a “mágica” de resolver os problema do cotidiano em sala de aula, como também, agir pedagogicamente correto, a fim de preparar os estudantes para reagirem positivamente aos instrumentos de mobilidade social. ENEM, SISU, como forma de entrarem em uma faculdade, porta aberta para o mercado de trabalho.
Por outro lado, as escolas sofreram acompanhamento dos órgãos de monitoramento para qualidade de ensino: MEC/INEP/SEC. Instituiu-se a avaliação externa através do PROVA BRASIL, ENEM, AVALIE, outros. O ranking diz do IDEB de cada unidade escolar, o que conjugará qualidade e crescimento, transformados na ascensão do jovem no mercado de trabalho.
A tecnologia virou ferramenta principal do trabalho docente, a linguagem midiática indicada como a mais eficiente no processo do ensinar e do aprender. As redes socais, principais elementos de interação e interlocução na formação dos sujeitos.
Será que o docente já está preparado para responder as tantas demandas impostas pelo social? Como produzir resultados satisfatórios se demais segmentos sociais responsabilizaram apenas a escola em cumprir esse papel?!!!

Genilda Melo
Graduada em Letras, especialista em Estudos Comparados em Literaturas de Língua Portuguesa, especialista em Gestão Escolar, Mestranda em Educação.



REFERÊNCIAS


BACKES, Lucas Henrique. Professor Pesquisador. Disponívelhttp://mat.ufrgs.br/~vclotilde/disciplinas/pesquisa/texto_Backes.pdf

CAMPOS, Maria Malta. Reformas Educacionais e o Impacto sobre o Curriculo. Disponível em:

LEITE, Vanessa Caldeira. As Reformas Educacionais e suas Implicações na Prática de Ensino na Formação de Professores. Disponível em: http://www2.unimep.br/endipe/2496p.pdf

MORAN, José Manuel. Midias na Educação. Disponível em: http://www.eca.usp.br/moran/midias_educ.htm


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